7 dicas fáceis para desintoxicar e desinchar dos exageros de Carnaval

Não tem quem não queira cair na folia durante o reinado de Momo, mas nem por isso é preciso arcar com as consequências dos excessos cometidos durante o feriado mais festeiro do ano. Para manter a saúde e o bem-estar antes e depois do Carnaval, o ideal é apostar em muita hidratação e alimentação especial para desintoxicar e desinchar o corpo durante o período de agito.  Pedimos ajudar da nutricionista Cátia Medeiros. Confira sete dicas para aproveitar o feriadão sem medo de ser feliz:

1) ÁGUA

Preferencialmente, hidrate-se consumindo muita água (no mínimo dois litros por dia). Chás gelados sem açúcar, água saborizada com rodelas de laranja, limão, folhas de hortelã ou gengibre também são boas opções para manter o corpo bem hidratado.

2) FRUTAS

Frutas ricas em água são indicadas para o período: melancia, melão, maçã, pera, laranja e bergamota ajudam a repor os nutrientes perdidos com o desgaste físico e a exposição ao sol.

3) FIBRAS

Uma dieta desintoxicante deve ser rica em fibras, micronutrientes e água. Então, é fundamental incluir alimentos crus e frescos, como verduras e legumes, garantindo refeições leves e bem coloridas.

2) FRUTAS
Frutas ricas em água são indicadas para o período: melancia, melão, maçã, pera, laranja e bergamota ajudam a repor os nutrientes perdidos com o desgaste físico e a exposição ao sol.

3) FIBRAS

Uma dieta desintoxicante deve ser rica em fibras, micronutrientes e água. Então, é fundamental incluir alimentos crus e frescos, como verduras e legumes, garantindo refeições leves e bem coloridas.

4) DIURÉTICOS

Algumas frutas e legumes têm efeito diurético, o que facilita a perda de líquido corporal retido: melancia, melão, abacaxi, morango, salsão, pepino, tomate, salsinha, beterraba. Quando estes alimentos são associados à ingestão de água natural, água com gás, água de coco, sucos e chás, o efeito é ainda mais rápido.

5) MAGNÉSIO

As fontes de magnésio atuam em conjunto com o cálcio, auxiliando no relaxamento da musculatura e na diminuição do inchaço. Consuma figo, farelo de aveia, beterraba, acelga, quiabo, alcachofra, abacate, banana, nozes e castanhas, além de tofu, germe de trigo, caju, feijões e cereais integrais.

6) NÃO AO SAL

Diminua o consumo de sal e alimentos ricos em sódio, como os industrializados, os embutidos, as conservas e os temperos prontos.

7) DRENAGEM

Além dos cuidados alimentares, também ajuda investir na drenagem linfática, massagem que estimula manualmente o sistema linfático a eliminar o líquido retido. A prática de atividades físicas também deve estar presente, por exercer efeito drenante semelhante.

Agora é só cair na folia!