• 4 Dicas de Como Malhar pode Ajudar a Melhorar a Saúde?

    Normalmente a procura por uma academia de ginástica vem acompanhada por um projeto de novos caminhos, busca por novos hábitos, uma rotina mais saudável e outros objetivos que muitas vezes nem são muito definidos devido a um ato impulsivo de se começar uma nova vida sem muita ideia de como será distribuído dentro de seu espaço tempo dentro da academia adequado e combinado a outra rotina fora da academia. Abaixo o educador físico Emerson Bisan, explica o que faz com que muita gente desista de frequentar as academias de ginasticas e musculação.

    Muitas vezes a falta de objetivos definidos é causa do baixíssimo índice de renovação de planos de academias e aquele projeto que sempre começa na primeira segunda feira do ano não passa de uma semana de dores musculares, desencontros com atividades desconhecidas, desmotivação pela falta de perspectiva de resultados até pela falta de informação do tempo que se leva para atingir os objetivos e até quais são as possibilidades de objetivos.

    Quando se busca uma preparação completa visando bem estar, qualidade de vida, disposição para o dia a dia, controle dos níveis de estresse, melhora da estética e conseqüentemente a auto-estima, prevenção ou controle de doenças crônicas e até mesmo a performance para algum esporte devemos equilibrar as atividades e dar uma pitada de prioridade para seu objetivo principal. Por exemplo, mesmo que seu objetivo é a redução de peso não se pode deixar de lado o cuidado com seu alongamento e sua postura.

    Vamos definir quais as atividades são prioritárias para cada objetivo e definir a programação ideal para cada meta:

    Perda de peso, Melhora da Composição Corporal, Redução de Gordura Corporal

    Para esses objetivos daremos prioridade a exercícios cíclicos, de longa duração com alto gasto energético por hora de atividade. Chamado muitas vezes erroneamente de exercícios aeróbicos (nem sempre essas atividades deixam o praticante em equilíbrio respiratório), trazem de benefício secundário ou simultâneo a melhora da condição cardiovascular a resistência geral e ajudam muito na preparação para esportes de longa duração no nosso caso corrida.

    Quais são as opções desse tipo de atividades em Academia:

    Bicicleta ergométrica, esteira para corrida ou caminhada, escada ergométrica, remo ergométrico, opções de aparelhos elípticos tipo Transport, aulas em sala de Running Class, Spinning ou Cycle, Ritmos (vários tipos de dança), Step, Corda, Jump…

    Aumento de Massa Muscular, Tônus Muscular, Ganho de Força

    Já para estes objetivos recomendam-se os exercícios resistidos ou exercícios com pesos. Estes estímulos trazem uma resposta muito rápida ao corpo no que se diz respeito a parte estética e se bem planejada pode ser também um ótimo complemento na parte de perda de peso partindo do princípio que com mais músculos se aumenta o metabolismo em repouso e o gasto energético mesmo quando estamos fora da academia.

    As opções para o treinamento com pesos na academia não se restringem a uma sala de musculação:

    Musculação, Body Pump, Ginástica Localizada, Aulas de Abdominais, Botton Half, Pilates, Power Yoga…

    Flexibilidade, Alongamento, Relaxamento, Redução dos Níveis de Estresse, Melhora na Postura

    Atividades acompanhadas normalmente por um ambiente de muita tranqüilidade, uma luz e uma trilha sonora especial nem sempre relaxante, pois a busca por uma melhor flexibilidade quase sempre é limitado por uma dor que é o nosso sensor do nível que em que estamos.

    As opções para a melhora da mobilidade articular são:

    Aulas de Alongamento, Yoga, Pilates, Flexibilidade…

    Uma boa malhação aliada a uma alimentação balanceada é fundamental para que se perca ou mantenha o peso, assim como mantém os níveis de glicose no sangue e a pressão arterial em equilíbrio.

    Por: Mônica Amaral Lenzi

    Deixe seu Comentário →

Área de Comentários Logo Abaixo

Cancel reply