• MAIS DE 50% DE PESSOAS COM DIABETES REDUZIRAM ATIVIDADES FÍSICAS DURANTE A PANDEMIA.

    Confira 5 Dicas para retomar as atividades físicas também.

    Segundo estudos mais da metade das pessoas alteraram sua rotina na pandemia que ajudava no controle da doença, por exemplo, mudanças nos hábitos alimentaresredução de atividades físicas e acesso aos medicamentos e serviços de saúde.

    De acordo com a pesquisa, 59,5% das pessoas reduziram as atividades físicas, 59,4% observaram variação na glicemia e 38,4% adiaram as consultas médicas.

    Os pontos destacados nas pesquisas de 2020 são, hoje, os mesmos que requerem atenção, segundo os especialistas.

    “É importante retomar as consultas médicas de rotina, à prática de atividades físicas e melhorar o acesso das pessoas aos medicamentos.”

    Confira abaixo as cinco dicas para quem tem diabetes e quer retomar a prática de atividade física:

    • Hipoglicemias podem acontecer. Saia sempre com “carboidrato para dar volta ao mundo”;
    • Sempre procure um profissional de educação física antes de iniciar uma nova atividade física, e não se esqueça de
    • conversar com o(a) seu(sua) médico(a) sobre os ajustes de dose e medicação oral;
    • Antes da atividade, pergunte-se: qual é a sua glicemia naquele momento?
    • É importante fazer uma refeição com carboidratos complexos;
    • É importante se preparar para o tempo de duração da atividade.

    A Sociedade Brasileira de Diabetes recomenda: caso a glicemia capilar esteja < 100 mg/dl, recomenda-se a ingestão de 15 g a 30 g de carboidrato de rápida absorção e esperar 15 a 30 minutos para nova verificação. Quando a glicemia capilar está mais elevada, principalmente > 200 a 300 mg/dl, na ausência de cetose, é possível realizar os exercícios com cautela e observação presencial ou utilizar 1-3 unidades de insulina de rápida ação antes de dar início aos mesmos.

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