• Prática de Atividade Física durante o Distanciamento Social

    1 Devo fazer exercícios durante o período de isolamento?

    A atividade física é muito importante para a manutenção da saúde como um todo. No caso do diabetes, os exercícios ajudam a controlar os níveis de açúcar no sangue e aumentam a sensibilidade à insulina (ou seja, o hormônio funciona melhor), além de ajudar a reduzir/controlar o peso e fortalecer o coração. Sem contar que praticar atividade física regular melhora a imunidade e é uma excelente ferramenta para combater a ansiedade e melhorar o astral – essencial para enfrentar esses tempos difíceis e incertos. Portanto, aproveite esse período para iniciar, manter ou intensificar a atividade física.

    2. Quais cuidados devo tomar para fazer exercícios em casa?

    Os cuidados devem ser os mesmos da prática realizada em academias ou na rua. O ideal é conferir a glicemia antes de começar a atividade e, se possível, intensificar a monitorização durante o dia, especialmente se você tiver feito um exercício não usual. Importante também é manter por perto algum carboidrato de ação rápida para corrigir uma eventual hipoglicemia. E não se esquecer da hidratação, também uma atitude importante para preservar a imunidade.

    Uma última recomendação: se você não estiver se sentindo bem, suspenda a prática de atividade física. Não se exercite na presença de sintomas e sinais compatíveis com infecções respiratórias como febre, tosse e falta de ar. Nesse caso, seu sistema imunológico estará trabalhando extra para combater essa infecção e o exercício pode dificultar a tarefa.

    3. Que exercício devo praticar durante o período de isolamento?

    O recomendado seria a prática tanto de exercícios aeróbios (caminhar, correr, pular corda, subir escadas, dançar) como de fortalecimento muscular. Sem esquecer o alongamento, é claro. Muitos profissionais estão disponibilizando aulas online, para todos os níveis. Lembre-se de checar as qualificações do profissional/aplicativo que você escolher. E, principalmente, procure fazer exercícios dentro do seu grau de condicionamento. Ouça seu corpo e não exagere.

    Fonte: Sociedade Brasileira de Diabetes

    Professor Émerson Bisan

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