• 5 conselhos fundamentais para controlar a pré-diabetes

    5 conselhos fundamentais para controlar a pré-diabetes

    O diagnóstico de pré-diabetes pode ser alarmante; no entanto, existem diversas recomendações que contribuem para melhorar o estilo de vida, não deixe de ler o artigo a seguir.

    Conselhos para controlar a pré-diabetes

    Para um diagnóstico preciso da pré-diabetes, o médico deverá pedir um exame de sangue. Os exames rápidos de glicose, como a punção realizada no dedo, não servem para detectar esta doença. Em seu lugar, são feitos exames como o exame de hemoglobina glicada (A1C) e o exame de glicemia em jejum.

    Fibras pré diabetes

    1. Aumentar o consumo de fibras

    Os alimentos ricos em fibras desempenham um papel importante na hora de controlar a pré-diabetes. A fibra ajuda a prolongar a sensação de saciedade, melhora os movimentos intestinais, bem como previne os picos de açúcar no sangue. Como se fosse pouco, sua ingestão ajuda a ter mais energia ao longo do dia.

    Algumas das fontes mais saudáveis são:

    • Frutas e vegetais com casca
    • Leguminosas
    • Pães integrais e cereais
    • Cereais como a quinoa
    • Oleaginosas e sementes

    2. Limitar o consumo de açúcares

    As fontes dessa substância( açúcar) dificultam a atividade do metabolismo e incidem de maneira considerável nos descontroles da glicose, bem como no desenvolvimento da diabetes.

    Dessa maneira, é essencial evitar o açúcar, os cereais do café da manhã, refrigerantes e qualquer outro alimento que o contenha em grandes quantidades. Atualmente existem alternativas saudáveis para adoçar os alimentos sem prejudicar a saúde. Se você não consegue viver sem os doces, escolha uma dessas opções.

    agua pre diabetes

    3. Aumentar o consumo de água

    A água desempenha um papel muito importante em muitos aspectos da saúde. Em resumo, grande parte da composição do corpo é água. Nesse caso em particular, o consumo de água é uma boa alternativa para controlar a pré-diabetes, assim como para manter a glicose sob controle.

    Esta bebida, que não contém calorias, substitui os refrigerantes açucarados, sucos, bebidas energéticas e muitos outros produtos que só disfarçam a sede. Além disso, contribui para melhorar o funcionamento dos rins, o que favorece a expulsão de líquidos e resíduos através da urina

    4. Perder peso

    Ainda que a perda de peso dependa de vários fatores, é importante lhe fazer uma menção especial. As pessoas com sobrepeso e obesidade têm um risco maior de desenvolver diabetes e transtornos metabólicos. Por isso, se o seu peso está elevado, é essencial adotar medidas para reduzi-lo.

    Um bom plano de exercícios e alimentação pode favorecer a eliminação dos quilos ‘extras’. Além disso, perder pelo menos 10% do peso total melhora a saúde cardiovascular e articular.

    pre diabetes
    Exercício para a pré-diabetes

    5. Fazer exercício físico para controlar a pré-diabetes.

    A prática regular de exercício físico é uma das formas mais eficazes de controlar a pré-diabetes, bem como de prevenir a diabetes tipo 2. De acordo com o Instituto Nacional de Diabetes e Doenças Digestivas e dos Rins, o sedentarismo está associado com uma maior resistência à insulina.

    Essa mesma entidade recomenda fazer exercício pelo menos 5 dias por semana, durante 30 minutos. Não precisam ser atividades de alta intensidade; caminhar, dançar ou andar de bicicleta são opções benéficas.

    Você recebeu um diagnóstico de pré-diabetes? Aplique todas essas recomendações para reduzir o risco de outras complicações. Não deixe de consultar seu médico de confiança de forma regular para monitorar constantemente os níveis de glicose no sangue.

    Fonte:Melhorcomsaúde


    Deixe seu Comentário →

Área de Comentários Logo Abaixo

Cancel reply