• 12 sintomas de que você pode estar com diabetes

    12 sintomas de que você pode estar com diabetes

    Se você tem sentido cansaço, muita sede e vontade de urinar, fique alerta para os principais sinais do diabetes. Sem tratamento, o excesso de açúcar no sangue pode prejudicar sua saúde.

    O que é diabetes?

    É doença crônica e não contagiosa que, muitas vezes, é silenciosa: os portadores, muitas vezes, não conhecem os sintomas do diabetes e podem passar anos sem saber que precisam de tratamento e descobrir apenas quando as complicações aparecem. No Brasil, de acordo com a Sociedade Brasileira de Diabetes, mais de 13 milhões de pessoas precisam de tratamento.

    A condição está diretamente ligada à insulina, um hormônio produzido no pâncreas, cuja função é regular a quantidade de glicose no sangue. O diabetes ocorre quando a pessoa não não consegue utilizar a insulina de forma eficaz ou produzir o hormônio em quantidade suficiente. As altas taxas de glicose sobrecarregam o corpo e causam problemas especialmente ao coração, aos olhos, aos rins e aos nervos.

    Existem duas principais categorias: o tipo 1, que aparece com mais frequência na infância e na adolescência e o tipo 2, associado ao sobrepeso e às pessoas do grupo de risco, e que ocorre quando o corpo não aproveita a insulina como deveria. Também é o mais comum e afeta cerca de 90% dos diabéticos. O diabetes gestacional também é comum e provocar complicações para mãe e bebê. Você pode conferir todos os tipos aqui.

    Quais os principais sintomas do diabetes?

    Mulher dormindo. Sono é um importante sintoma do diabetes
    Sono e cansados são dois importantes sintomas do diabetes

    1. Rápida perda de peso, sem intenção

    2. Mudança no hálito

    3. Sede excessiva e muita vontade de urinar

    4. Cansaço e sono

    5. Visão embaçada

    Também existem sintomas específicos para o tipo 1:

    6. Fraqueza

    7. Irritação

    8. Alterações bruscas de humor

    9. Náuseas e vômito

    Estes são os sintomas específicos para o tipo 2:

    10. Feridas que demoram muito para cicatrizar

    11. Mãos e pés que formigam ou ficam dormentes

    12. Infecções frequentes na pele, nos rins e na bexiga

    Me identifiquei com os sintomas! O que fazer?

    Se você desconfia que pode estar com diabetes, o recomendado é agendar uma consulta com um médico clínico geral ou endocrinologista para uma avaliação e um diagnóstico inicial, que é feito com um simples exame: o profissional de saúde coleta uma gota de sangue do dedo do paciente e coloca em um monitor de glicemia. Pessoas com mais de 45 anos e que façam parte do grupo de risco devem realizar exames periódicos para detectar a fase de pré-diabetes e fazer o tratamento nos estágios iniciais para evitar que a situação se agrave.

    Compartilhe esta matéria e ajude seus amigos a cuidar da saúde!

    Fontes: Ministério da Saúde e Sociedade Brasileira de Diabetes

    Foto: Stuarthampton | Pixabay

    Deixe seu Comentário →

Área de Comentários Logo Abaixo

Cancel reply