• Como controlar a boca no inverno?

    Como controlar a boca no inverno?

    Diabetes e inverno: como resistir aos pratos calóricos da estação

    No inverno, com aquele friozinho, bate aquela vontade de comer alguma coisa, não é mesmo? Mas isso pode ser explicado. Segundo a nutricionista Deise Regina Baptista, com a diminuição da temperatura, nosso organismo exige mais energia para manter a temperatura corporal (em torno de 36°C), por isso sentimos mais fome.

    Porém, isso não pode ser usado como motivo para se alimentar de alimentos mais calóricos. É importante tentar manter a ingestão de alimentos saudáveis também nesta época do ano para manutenção do peso e da saúde. “A ingestão de alimentos gordurosos e calóricos proporcionará ganho de peso e, se esse ganho persistir, poderá contribuir para o aumento dos níveis de gorduras (colesterol e triglicérides) e açúcar no sangue (glicose) ou agravá-los, com consequente aumento do risco para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares e descontrole do diabetes mellitus“, diz ela.

    Mas a estação oferece tentações quase irrecusáveis. Fondues, vinhos, sopas, caldos, pratos calóricos e que podem ser um problema. Mas então o que fazer? Para não deixar de ingerir as guloseimas do inverno e manter o controle glicêmico, a nutricionista dá algumas dicas para o controle do apetite e para deixar as guloseimas menos calóricas.

    Quando for ingerir pães junto com sopa, não abusar da quantidade para não haver alteração glicêmica e, se possível, ingerir os integrais em quantidade moderada (1 a 2 fatias). Uma opção é fazer uma sopa de legumes somente e comer 2 fatias de pão ou 1 francês como acompanhamento.

    É importante também continuar fazendo exercício físico. Mesmo quando o nosso corpo pede para ficar na cama, no final do mês a balança e a nossa roupa irá agradecer termos acordado para ir treinar nesse frio.

    Fonte: Profª Deise Regina Baptista, Coordenadora do Departamento de Nutrição e Metabologia – Sociedade Brasileira de Diabetes.

    Gostou? Compartilhe e curta a página
    Deixe seu Comentário →

Área de Comentários Logo Abaixo

Cancel reply
Gostou? Compartilhe e curta a página
Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial