• Veja 8 cuidados para diabéticos  nas ceias natal e ano novo

    Veja 8 cuidados para diabéticos nas ceias natal e ano novo

    Algumas dicas básicas podem fazer com que a

    comemoração não afete a saúde

     

    Momento de celebração, as festas de fim de ano servem para juntar a família e saborear várias delícias. Mas, para os diabéticos, participar das ceias exige alguns cuidados para que as comemorações não afetem a saúde.

    Para o endocrinologista Waldemar Mathias, de Santos, para as pessoas que precisam controlar o nível de açúcar no sangue, o ideal é seguir uma dieta regrada durante a semana. Desta forma, elas poderão se libertar um pouco das restrições durante a ceia e almoço de Natal e Ano-Novo. “Se a glicemia estiver controlada, dá para sair um pouco da dieta. É preciso escolher apenas um carboidrato e comer mais proteína”.

    O médico reforça que é proibido exagerar nos doces, mas dá para experimentar alguma sobremesa. Outro conselho importante é comer de três em três horas, para não sentar à mesa com um grande apetite e acabar abusando ao comer.

    “É preciso triplicar a atenção nesta época do ano e não deixar de jeito nenhum de tomar as medicações. Se der bobeira, pode levar um mês para controlar a doença novamente”.

    Por fim, o médico aconselha que os diabéticos procurem acompanhamento com um nutricionista e façam atividades físicas durante todo o ano. “Quanto mais exercícios fizerem, menos preocupação com a dieta terão. Mas é importante consultar sempre um cardiologista”.

    Veja dicas

    1 – Siga a uma dieta bem regrada até o almoço dos dias 24 e 31 de dezembro. Desta forma, poderá aproveitar melhor a a ceia e o almoço de Natal e Ano-Novo. A dieta volta a valer na hora da janta dos dias 25 de dezembro e 1º de janeiro.

    2 – Coma apenas um carboidrato e dê preferência às proteínas, gorduras, legumes e verduras. Se optar pela batata, deixe o arroz de lado. Se preferir o panetone, esqueça os outros carboidratos.

    3 – Coma a cada três horas. Dessa forma, você fará refeições menores e com menos calorias e não irá com tanta sede ao pote na hora da ceia, que acaba sendo servida muito tarde. O ideal também é comer mais devagar.

    4 – Não deixe de jeito nenhum de tomar as medicações, para não ter picos de glicemia. Deixar a insulina e remédios de lado e ainda abusar na comida pode causar um grande estrago.

    5 – Prefira doces específicos para diabéticos. Mas você poder comer um pouco de doce normal se a glicemia estiver controlada e não tiver comido muito carboidrato. Se não estiver controlada, fique longe mesmo dos doces diet. Tente comer mais frutas, como maçã.

    6- Triplique a sua atenção. Se abusar durante as festas, o diabético pode levar até um mês para compensar o que comeu de errado e controlar novamente a doença.

    7- Consulte um nutricionista o ano inteiro e peça orientações para o Natal e Ano-Novo.

    8 – Faça bastante atividade física, para se preocupar menos com a dieta. Os exercícios queimam mais calorias e ajudam a diminuir as restrições alimentares. Você pode aumentar o tempo de atividade com a autorização do cardiologista, para compensar o que comeu nas festas.

     

    Fonte: A Tribuna

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