• O Diabético VS  Profissões

    O Diabético VS Profissões

    A presença do diabetes pode ser obstáculo para o exercício de alguma  profissão ?

     

                    Algumas profissões, infelizmente, são restringidas as pessoas com diabetes, por exemplo: piloto de avião e a carreira militar. No primeiro caso, a profissão é limitada no Brasil para pessoas que usam insulinas (insulino depentes), na qual a Agência Nacional de Aviação Civil alega ter uma preocupação com hipoglicemias (baixa taxa de açúcar no sangue) durante os voos.

                  Algo contraditório, é que as pessoas com diabetes que não usam insulina, e sim medicamentos orais podem participar do processo de seleção para as vagas de piloto normalmente, o candidato apenas deve ter os controles dentro das metas recomendadas, evitando hiperglicemias ou hipoglicemias, algo que uma pessoa com insulina análoga também consegue alcançar, é o que diz a Sociedade Brasileira de Diabetes, uma solução simples e acessível para que a profissão seja seguida pelas pessoas com diabetes (SBD,2014). Na Europa, existem aviadores com diabetes que fazem o uso de insulinas análogas.

     

                  No segundo caso, profissões como força militar, polícia militar e bombeiros também não são executadas por pessoas com diabetes. O motivo não é porque as pessoas com diabetes são fracas fisicamente ou não tem disciplina, é porque refere-se ao uma lei. O Brasil dispensas jovens com diabetes, pelo motivo de dificuldade de tratamento da doença em condições precárias encontradas em guerras ou campos de batalhas, como de não alimentação adequada, não conseguir armazenar a insulina em lugares adequados, entre outros exemplos.

              No entanto, não existe outra profissão que as pessoas com diabetes não possam executar e temos grandes exemplos hoje de celebridades com diabetes, que são cantores, atletas de alta performance, atores, médicos, professores e várias outras profissões.

             O melhor modo de mostrar que o diabetes não afetará no desempenho profissional, é se dedicando à profissão que escolheu, buscando sempre a excelência. Mas não esquecer de avisar para os colegas de trabalho o que é o diabetes, explicar o que fazer em situações de hipoglicemia, e mostrar que o diabetes é uma realidade que pode se viver tranquilamente com ela.

    Fonte: Meu amigo com diabetes e SBD

           

          Farmadia- Tudo para o Diabetes

     

           www.loja.Farmadia.com.br 

    Deixe seu Comentário →

Área de Comentários Logo Abaixo

Cancel reply