• Dicas para escolher a escova de dentes

    Dicas para escolher a escova de dentes

                     Todas as escovas de dentes são iguais?

             Como saber qual a escova certa para utilizar? O diabético tem que usar algum tipo especial de escova?

     

    Tipos de cerda, tamanhos e formatos de cabeça, cores e outros apetrechos. Hoje a gama de opções de escovas de dentes nas prateleiras é enorme.

    A função da escova de dentes é remover restos de alimentos. Ela deve limpar todos os cantos possíveis até os de difícil acesso e não deve machucar. “Como a boca é um local pequeno e sensível, a escova recomendada é a de cabeça pequena e com as cerdas macias,” fala o cirurgião dentista Dr. Gilberto Casanova.

    Ele explica que se a pessoa consegue alcançar o objetivo usando escovas com características diferentes dessa não há problema.


    As cerdas são responsáveis pela higienização das gengivas e não do dente. O importante é que o tipo escolhido não machuque as gengivas. Alguns modelos trazem borrachas entre as cerdas que têm como objetivo massagear as gengivas: “Vale ressaltar que isso não é indicado para todas as pessoas, e na dúvida, pergunte ao seu dentista.”

    As escovas infantis com detalhes de desenhos animados são incentivos para a criançada e o tamanho é pequeno porque a boca deles também é pequena. A partir da pré-adolescência já é possível utilizar as escovas tradicionais.

    Muita gente se esquece de trocar a escova dental rotineiramente. Apesar de não ter prazo de validade, ela deve ser trocada quando as cerdas começam a perder o formato e a posição.

    “Escovar após todas as refeições é fundamental uma vez que a escovação serve para remover os restos de alimentos.
    Um outro importante aliado à higiene bucal é o fio dental. O dente tem cinco lados e o fio tem a responsabilidade de limpar dois deles, onde a escova não alcança, o que corresponde a 40% do dente,” informa Dr. Gilberto.

    Ele explica que o uso do creme dental é importante pela presença do flúor em sua composição. “Eu vejo a pasta de dente como um motivacional pelo sabor, então aconselho o uso daquelas com um gosto que seja agradável para a pessoa.”

    Cuide dos seus dentes e sorria para a vida.

     

    Fonte:Associação de Diabetes Juvenil

    Fotos divulgação: Curaprox

    Deixe seu Comentário →

Área de Comentários Logo Abaixo

Cancel reply