• Férias e Festas

    Férias e Festas

    Natal, Reveillon e Pernas para o ar.

     

    Agora chegou a hora de descansar e comer, mas com certos cuidados.

     

    As festas de fim de ano e as férias são momentos esperados durante o ano todo, e devem ser celebradas sempre!

    Confraternizar e desfrutar estes momentos é muito importante, mas também é fundamental não descuidar da alimentação para que estas comemorações não levem ao descontrole metabólico.

    Algumas dicas são válidas nesta fase:

    1- Cuidado com petiscos como pães, torradas e patês, além de salgadinhos e frituras. Algumas opções saudáveis para petiscar são: verduras cortadas em palitos, como cenoura, pepino e salsão, torradas integrais com patês de ricota ou atum, frutas vermelhas e amêndoas, avelãs, nozes e castanhas;

    2- Substitua acompanhamentos como salada de batata com maionese e farofa por saladas, que são ricas em fibras que contribuem para o controle glicêmico e para saciedade. Tempere a salada com azeite de oliva extra-virgem e ervas, como orégano, manjericão e alecrim ou molhos com base de iogurte desnatado;

    3- Evite carnes gordurosas como o pernil e o leitão. O tender, chester e o lombo são boas opções para as ceias!

    4- Nas férias na praia aproveite para aumentar o consumo de peixes, que fornecem w-3 que contribuem para prevenção de doenças cardiovasculares – mas para isso é importante destacar que os peixes devem ser grelhados, assados ou cozidos;

    5- Substitua o arroz branco por arroz integral ou negro e acrescente legumes, como cenoura, brócolis, aspargos ou vagem. Outra opção é acrescentar ervilha ou lentilha, além de salsinha ou cebolinha para agregar sabor;

    6- Na hora da sobremesa evite os doces elaborados e prefira as frutas vermelhas da estação, ricas em antioxidantes e com baixo teor de carboidratos. Para dar um toque diferente acrescente chocolates 70% cacau derretido;

    7- Evite bebidas alcoólicas e sucos calóricos ou refrigerantes nas versões regulares, algumas sugestões são os chás sem açúcar, suco de limão sem açúcar ou águas aromatizadas;

    8- Durantes as férias, procure manter o mesmo padrão de refeições, com as mesmas quantidades, o mesmo fracionamento e horários próximos aos da sua rotina.

     


    Fonte: Sociedade Brasileira de Diabetes, Dra. Leticia Fuganti Campos.

     

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