• Atividade física e o Diabetes.

    Atividade física e o Diabetes.

      Atividade física e o Diabetes

      Como pode ajudar bom controle?

     

    Para os pacientes Diabéticos, realizar atividades físicas é essencial para ajudar no bom controle da doença. A recomendação da Sociedade Brasileira de Diabetes é que os adultos com diabetes, se não apresentarem contraindicações, devem realizar no mínimo 150 minutos de atividades físicas por semana. Estes 150 minutos podem ser divididos em no mínimo 3 dias da semana, e com intervalos sem atividade física não ultrapassando 2 dias. As atividades físicas são todas as possíveis desde que esteja liberado pelo seu Médico, podendo  ser corrida, natação, musculação e por inúmeras outras. Mas, você sabe calcular seu gasto calórico?

     

    O MET ou equivalente metabólico é a unidade que utilizamos para medir a intensidade da atividade física realizada. Um MET é igual ao número de calorias que o corpo consome enquanto está em repouso. Na medida que nos exercitamos, aumentamos os METs de acordo com o aumento frequência cardíaca e do gasto energético.

    Para saber quanto você gasta em uma atividade física basta multiplicar o seu peso pelo MET e pelo tempo gasto praticando a atividade em horas. Por exemplo: O MET de pular corda rápido é 12. Uma pessoa de 70kg gasta 840 calorias por hora pulando corda, se forem 20 minutos, são 280 kcal.

    Com orientação do educador físico, você pode realizar as atividades que mais gosta, gastando calorias e ainda por cima controlando o peso e o Diabetes. Vamos começar a se movimentar desde já?

     

     

    tabela-sbd-atividade-fisica

     

    Fonte: Sociedade Brasileira de Diabetes

    Dra. Andressa Heimbecher Soares
    Endocrinologista
    Especialista pela Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia.
    Médica colaboradora do Grupo de Obesidade e Síndrome Metabólica do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP).
    Membro Titular da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia e Membro Ativo da Endocrine Society.

     

    Deixe seu Comentário →

Área de Comentários Logo Abaixo

Cancel reply