• Atividade Física auxilia no controle glicêmico

    Atividade Física auxilia no controle glicêmico

    A atividade física 

    auxilia no controle glicêmico

    A Atividade física auxilia no controle da glicemia por meio da melhora do consumo de glicose pelos tecidos, ou seja, os músculos acabam tendo uma menor resistência à ação da insulina.

    Todos os tipos de exercícios podem contribuir para diminuir a glicemia, tanto os aeróbicos (Ex.: natação, corrida, caminhada) quanto os anaeróbicos (Ex.: musculação e ginástica localizada).

    A prática regular de exercícios físicos além de ajudar o diabético tipo 1 e 2 a perder peso, também auxilia a medicação a ter o efeito desejado e com isso ele tem uma qualidade de vida melhor.

    Não só o diabético, mas para todos nós, uma alimentação adequada auxilia em um melhor resultado na pratica de atividades físicas. É muito importante lembrar que o diabético não deve desenvolver um esporte  sem ter tomado o café da manhã ou feito um lanche, pois sua glicemia pode cair muito durante o treino, causando hipoglicemia.

    Antes de começar uma atividade física é importante que o diabético faça o teste de glicemia, assim como quando termina esta atividade.

    Além disso, se a atividade for longa é recomendado que se faça durante a sua prática.

    O exercício traz muitos benefícios para o diabético e também alivia o estresse do dia a dia e ajuda a diminuir a ansiedade.

    Como todos nós sabemos, não é recomendável que iniciemos qualquer exercício físico sem orientação médica.              Para ajuda-los ainda mais, sugiro fortemente a leitura do livro Diabetes & Atividade Física do Prof. Cláudio Cancellieri. Você pode encontra-lo nas melhores livrarias ou também na Farmadia – Tudo para o Diabetes.

    Rodrigo Lacreta- Farmadia – Tudo para o Diabetes.

    Deixe seu Comentário →

Área de Comentários Logo Abaixo

Cancel reply